Ouvidoria Municipal
O que é a ouvidoria?
Ouvidoria é um espaço em que você pode apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e outras manifestações. É o canal de comunicação entre o cidadão e a Administração Pública (órgãos, entidades e agentes públicos que compõem os diversos setores do governo).
A Ouvidoria é responsável por receber as manifestações dos cidadãos, analisar, orientar e encaminhar às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso.
Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade.
Antes de pedir a intervenção da Ouvidoria, permita que os canais regulares ofereçam a solução de sua reclamação. Para pedido de acesso à informação: utilize os canais do “Serviço de Informação do Cidadão – SIC”, para entrar em contato ou tirar dúvidas dirija-se ao “Fale Conosco”.
Quais são os tipos de manifestação?
- SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública;
- ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
- SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
- RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público;
- DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.
Mais orientações podem ser obtidas através do e-mail: ouvidoria@diamantedosul.pr.gov.br Telefone: (45) 3230-1297