Ouvidoria-SUS

A Ouvidoria do SUS de Diamante do Sul-PR é um canal de comunicação entre a Secretaria Municipal da Saúde e o cidadão, que repassa informações dos serviços prestados pelo SUS no município, assim como recebe solicitações, sugestões, criticas, denuncias, reclamações e elogios buscando melhorar a qualidade do atendimento à população.

Acessando o serviço da Ouvidoria, o cidadão participa da administração, fazendo da relação cidadão e serviço público um exercício de participação social e de diálogo entre as partes.

Como Funciona:

  • A Ouvidoria recebe e analisa as manifestações;
  • Identifica as demandas;
  • Remete ao setor competente para os devidos encaminhamentos;
  • Analisa a decisão;
  • Retorna ao usuário;
  • Orienta o cidadão sobre os serviços ofertados pelo SUS.

Formas de atendimento:

Atendimento online: ouvidoria.diamantedosul@hotmail.com
Telefone: (45) 3230-1269
Presencialmente: Sede Administrativa da Secretaria de Saúde na Av. Getúlio Vargas, S/Nº, Centro, Diamante do Sul-PR CEP 85.408-000

Quais são os tipos de manifestação?

  • SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública;
  • ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
  • SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
  • RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público;
  • DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.